Mesas de bares e restaurantes são aclamadas por servirem de inspiração a artistas. Locais em que produzem obras-primas, imortalizando livros, canções, roteiros e assim por diante. O que você não imagina é que uma das revoluções tecnológicas mais significativas que se tem notícia teve como palco a mesa de um pequeno restaurante grego em New Jersey, EUA, precisamente no dia 15.09.1941.

Sentando em seu canto, o engenheiro Uncas A. Whitaker desenvolveu uma alternativa mais confiável à terminação rígida soldada utilizada na época: a terminação crimpada. A solução de Whitaker permitiu a fabricação de conectores elétricos sem solda e isolamento, possíveis de instalar rapidamente em espaços apertados, como os de aeronaves e embarcações. Ao contrário da fiação ponto a ponto, que precisava ser soldada em ambas as extremidades, a terminação crimpada apresentava um pequeno tubo de metal com um anel em uma extremidade combinado com uma ferramenta especializada para fazer a crimpagem. O dispositivo permitiu aos técnicos fazerem conexões removíveis de fios sem solda, possibilitando a pré-montagem de chicotes de fios. O invento inspirou Whitaker a fundar a Aircraft Marine Products, conhecida como AMP.

Nascidas sob o manto da inventividade, as soluções AMP passaram a integrar os navios de combate norte-americanos enviados para lutar na II Guerra Mundial. Ao longo de uma jornada que supera oito décadas, são pioneiras no emprego do vidro na produção de relés de alta tensão hermeticamente selados. A empresa desenvolveu tecnologia de toque resistivo para dispositivos com tela sensível ao contato digital. Criou um cabo coaxial quase tão fino quanto um fio de cabelo. Simplificou os chicotes elétricos, atendendo às demandas da indústria automobilística. É a primeira empresa do setor a oferecer um conector de fibra ótica com 72 fibras em um único invólucro compacto. E foi muito além do que sublinhamos, chamando a atenção de importantes players do mercado. Algo que a globalizou de vez.

Anos após a venda para a Tyco International, em 2007 a AMP passou a integrar o time da TE Connectivity, de forma a concentrar recursos e expertise unicamente no negócio de componentes eletrônicos. Uma decisão para lá de acertada.

À medida que nos aproximamos de um futuro em que tudo está ligado através da Internet das Coisas, os OEMs necessitam de componentes eletrônicos capazes de integrar máquinas, dispositivos e sistemas com segurança e confiabilidade, de maneira sustentável e responsável. ​​Um prato cheio para que a AMP | TE Connectivity continue fazendo história, criando o impossível, colocando sua marca em inventos que, como se viu, vêm para ficar.

Parceira de longa data da AMP | TE Connectivity, a Heilind distribui seu externso catálogo, que atende a mais de 20 setores, entre 5G, aeroespacial, veículos comerciais e industriais, e-mobility, prédios inteligentes, tecnologias vestíveis, IoT, inteligência artificial, indústria, defesa e assim por diante.

Aqui você encontra: conectores, terminais, relés, comutadores, fios e cabos, fibra ótica, ferramentas de aplicação.

× Envie-nos um Whatsapp